Palestra de Steve Case em Stanford

Acabo de assistir a um vídeo de uma palestra de Steve Case, co-fundador da America Online, em Stanford. Conhecia Case apenas "de nome" pela sua história na AOL, maior provedor de internet dos EUA na década de 90, que foi protagonista de um dos maiores fracassos pós-bolha com sua fusão com a Time-Warner.

Foi uma grata surpresa conhecer a clareza da visão empreendedora de Case que, após iniciar sua carreira na Procter & Gamble e passar depois pela Pizza Hut, já acreditava, na década de 80, no poder da interatividade online dos micro-computadores. Trabalhou na Gameline, que produziu o primeiro modem para o videogame Atari e, em seguida, co-fundou a Quantum Computer Services, que seria rebatizada como America Online em 1991.

A análise que Case faz da história da AOL, que se confunde com o surgimento da internet comercial, é brilhante. Particularmente interessante é perceber que ele é o típico empreendedor, com mais motivação em empresas jovens e em fase de crescimento (startups), do que em negócios consolidados e já escalados. Tanto é verdade que hoje seus desafios estão voltados para seu fundo de venture capital - Revolution, e sua ONG - The Case Foundation, onde, em ambos os casos, ele busca investir e participar de novos negócios que tragam a inovação como principal agente.

Vale a pena ver o vídeo acima que tem legendas em inglês (closed caption), e conhecer um pouco sobre Steve Case, cujo mantra empreendedor é: foco nos 3P's - Pessoas, Paixão e Perseverança.

Comentários




Últimos livros