Resenha do livro Presentation Zen, de Garr Reynolds

Presentation-zen-bookA popularização das conferências do TED e das palestras do Steve Jobs, lançando novos produtos da Apple, ajudaram a impulsionar um novo mercado: o design de apresentações. Empresas como a Duarte Design, cresceram focando exclusivamente no planejamento e criação de apresentações de alta qualidade, como a utilizada pelo Al Gore no documentário "Uma Verdade Inconveniente".

Nesta onda, surgiram também vários livros, como o Presentation Zen, do Garr Reynolds, que ensina os passos para a criação de apresentações que fujam do tradicional e cansativo documento de PowerPoint repleto de tópicos em bullet points.

Nesta semana, finalizei a leitura do livro e gostei muito do conteúdo. O próprio Reynolds diz que o livro não é uma metodologia, e sim, um novo approach para criação de apresentações que se tornem memoráveis.

Abaixo, listo e comento os principais tópicos abordados no livro:

Introdução

Logo no início, conhecemos Garr Reynolds, um designer que, morando e dando aulas e consultorias no Japão, escreveu este livro inspirado em conceitos de design somados a filosofias orientais que ensinam a simplicidade como forma de clareza e elegância. Reynolds deixa claro a necessidade de uma apresentação ter equilíbrio entre informação (fatos e dados), com emoção (estórias que envolvam o público).

Planejamento

O livro prega a necessidade de, em primeiro lugar, planejarmos o conteúdo de uma apresentação de forma analógica. Apenas depois de descobrir qual a mensagem principal a transmitir, pesquisar e coletar dados, e desenvolver uma ordem estrutural, devemos ir ao computador para criar slides. Reynolds fala que devemos buscar inspiração nos documentários, onde um tema é desenvolvido através de fotos, vídeos e narração.

Um ponto citado algumas vezes no livro é que uma apresentação deve ser composta por três elementos:

  • Discurso: A narrativa que deve conduzir o público, com informações, estórias e emoção.
  • Slides: Recurso multimídia que ilustra e complementa o discurso do apresentador.
  • Documento para entregar: Contendo uma síntese do que foi apresentado, com texto, referências e bibliografia.

O autor cita que muitas palestras falham por usarem os slides como documento de leitura, com excesso de informações que repetem o discurso do apresentador, tornando a apresentação cansativa e monótona. Para evitar este problema, crie um documento separado para entregar ao público, contendo textos e dados.

Design

Vários princípios de design são citados e amplamente ilustrados no livro, mostrando como aplicar, na prática, cada técnica.

Abaixo, algumas técnicas citadas para criação de slides:

  • Reduza o excesso de informações num slide. Evite usar cabeçalhos, rodapés e o logotipo de sua empresa nos slides, que reduzem a área útil para o contéudo, diluindo o impacto da informação.
  • Não use gráficos em 3D.
  • Use imagens de qualidade (e não o clip art do PowerPoint ou Keynote).
  • Use espaços vazios para maior elegância e clareza na disposição da informação.
  • Use o contraste entre os elementos para destacar a informação mais importante do slide.
  • Experimente alinhar o conteúdo de um slide de forma assimétrica.

Delivery

Nesta seção, após o planejamento e criação do conteúdo, o autor fala sobre os três principais elementos para o sucesso da apresentação:

  • Awareness (presença/consciência): Aqui, ele recorre aos princípios da filosofia oriental, orientando a não pensar em preocupações e fatos passados ou futuros, que distraem e tiram a conexão com a atividade presente, dificultando o envolvimento com o público.
  • Preparação e ensaio: Reynolds cita a fluidez, conforto e entusiasmo nas apresentações do Steve Jobs. A naturalidade é o resultado de muito treino, que faz a apresentação parecer "fácil".
  • Menos é mais: Finalize as apresentações um pouco antes do tempo programado. Deixe o público satisfeito, mas com uma sensação de "quero mais".

Conclusão

As dicas do Presentation Zen são úteis para todos os profissionais que fazem apresentações. Logo após a leitura deste livro, encomendei na Amazon mais dois livros na mesma linha: Slide:ology e The Presentation Secrets of Steve Jobs, além de começar a estudar mais as funcionalidades do Keynote, que uso para fazer minhas apresentações. Nos próximos meses, escreverei a resenha destes livros.

Boas apresentações para todos!

###

Presentation Zen
Autor: Garr Reynolds
Nota: 4/5
Lido em: 15/02/2010
ISBN: 0321525655
Link na Amazon

Comentários




Últimos livros