Distrações Online

Estava resistindo, mas hoje visualizei os relatórios do RescueTime para analisar meus principais ralos de improdutividade. Pra quem não sabe, o RescueTime é um software que monitora todas suas atividades no computador, listando quanto tempo você permanece em cada software ou site na internet. Mais sobre ferramentas de produtividade online neste post.

Sempre tenho falado que, trabalhar na frente do computador conectado na internet é, muitas vezes, uma ilusão de que se está produzindo. Muita gente fica de um site para outro, mensagens instantâneas, Twitter, Orkut, Facebook... e, produzir que é bom, nada.

Abaixo, meus principais drenos na internet (tempo acumulado nos últimos 30 dias, em cada aplicação):

  1. Gmail (16h39m)
    A interface web do Gmail é onde centralizo todos os meus emails de trabalho e pessoal, portanto, não considero tempo (tão) improdutivo (apesar de poder diminuir o número de vezes que checo emails).

  2. Twitter (9h46m)
    O Twitter é, atualmente, meu maior time-sucker. Uso o Seesmic Desktop para organizar os tweets em grupos e clico nos short-links que considero relevantes para meu trabalho (internet, tecnologia e marketing), mas toma muito, muito o meu tempo "comercial".

  3. Google Reader (7h15m)
    Não considero o Google Reader uma perda de tempo. Tenho o hábito de abri-lo apenas a noite, após o trabalho, quando seleciono alguns posts para ler, estudar e aprender. Além disso, o botão "Mark all as read" é meu grande amigo ;-)

  4. MSN Messenger (4h16m)
    Há meses deixei de ficar online nos comunicadores instantâneos todo tempo em que estou na frente do computador. Por mais que eu me propunha a falar apenas o necessário, muitos bate-papos com amigos começavam e duravam mais do que o previsto. Agora, conecto apenas em momentos que preciso falar com alguém, ou quando quero, por alguns instantes, dar uma "distraída".

  5. Facebook (1h24m)
    Gastar uma hora e meia no mês no Facebook não considero tão improdutivo, comparado com meu vício no Twitter.
Total no Top-5 acima: 39h20m.
É, não é pouco. No próximo mês farei uma nova análise para ver se melhorou...

Comentários




Últimos livros